Uma ferramenta para te ajudar a descobrir seu novo Eu - Conheça a Janela de Johari
- Psicóloga Karine Padilha
- 12 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
E se eu te dissesse que existe uma ferramenta capaz de te ajudar a perceber e descobrir uma versão sua que talvez até já exista, mas pode estar sendo completamente ignorada?
Essa ferramenta existe e se chama Janela de Johari. A Janela de Johari é uma ferramenta conceitual do campo da Psicologia, criada por Joseph Luft e Harrington Ingham em 1955, que tem como objetivo auxiliar na comunicação e no desenvolvimento intra e interpessoal.
A Janela de Johari é representada por dois eixos. O horizontal se divide em dois quadrantes de autoconhecimento: o que é reconhecido e o que é desconhecido pela própria pessoa. O eixo vertical também é dividido em outros dois quadrantes, mas relacionados com a visão de grupo: o que é reconhecido e desconhecido pelo grupo sobre a pessoa.
Nas interseções desses conceitos temos quatro possibilidades de “eu”s:
• Aberto (eu público): reconhecido por todos
• Cego (eu cego): reconhecido pelos outros e desconhecido pela pessoa
• Secreto (eu privado): reconhecido pela pessoa e desconhecido pelos outros
• Desconhecido (eu ignorado): desconhecido por todos

O “eu aberto” (público), é composto por tudo aquilo que sentimos segurança ou desejo de compartilhar com os outros.
O “eu cego” reúne tudo aquilo que você faz sem saber. São as características que você deixa as pessoas acessarem e que são percebidas pela sua comunicação verbal e não-verbal e nas reações diante de diferentes situações.
Já o “eu secreto”(privado) é formado por tudo aquilo que, de alguma forma, você não quer que os outros saibam. Medo de julgamentos ou de reações negativas podem ser alguns motivos para que você não deixe essas características aparecerem de forma clara e objetiva.
E o “eu desconhecido” (ignorado) é uma área que você pode explorar mais. São os atributos que você não consegue identificar em um primeiro momento, mas que podem ser aprimorados e desenvolvidos com o passar do tempo. Portanto, este é o quadrante da Janela de Johari que precisa de mais acompanhamento especializado para ser decifrado
Para facilitar a aplicação da técnica, uma forma de preencher os quadrantes é partindo de uma lista de atributos que podem se dividir em duas categorias: positivos ou virtudes e pontos a desenvolver. Com as respostas da Janela de Johari em mãos, é hora de iniciar o trabalho de autoconhecimento e desenvolvimento, compartilhando seus resultados em terapia ✨
Comments