top of page

TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL E ARTETERAPIA

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma abordagem psicoterapêutica estruturada que compreende o funcionamento cognitivo partindo do modelo cognitivo ou tríade cognitiva: pensamentos + emoções + comportamento. Essa tríade está interligada e recebe influências das crenças centrais. As crenças centrais são crenças básicas e generalizadas que uma pessoa tem sobre si mesma, sobre o mundo e sobre os outros. São formadas ao longo da vida com base em experiências variadas, principalmente nas primeiras experiências de vida.
 

Os três grupos de crenças centrais desadaptativas são:

  • Desvalor: crença de que o indivíduo é inferior, inadequado ou não merecedor.

  • Desamor: crença de que o indivíduo não é amado ou valorizado por outros.

  • Desamparo: crença de que o indivíduo não tem controle sobre sua vida ou que não pode contar com os outros.
     

As crenças centrais desadaptativas influenciam a leitura das situações e se ligam diretamente a uma gama de distorções cognitivas e pensamentos automáticos, que impactam na tríade pensamento + emoção + comportamento, conduzindo a pessoa a uma leitura automática e pouco consciente da realidade, o que tende a provocar emoções difíceis de lidar, e comportamentos contraprodutivos, gerando muito sofrimento.

A TCC visa ajudar as pessoas a identificarem e modificarem as crenças centrais disfuncionais, ou atribuir novos significados as experiências que as cristalizaram, para que seja possível quebrar padrões repetitivos de comportamento, ampliar o repertório de pensamentos, aprender a gerenciar emoções complexas, melhorar relacionamentos, trabalhar o autoconhecimento e o empoderamento, reverberando em mais qualidade de vida.

 

 Isso pode ser feito por meio de uma variedade de técnicas, incluindo:

  • Arteterapia: uso da arte e da criatividade de forma livre e expressiva para acessar pensamentos e emoções não verbais, ou reprimidas. Na arteterapia o foco está no processo criativo e no que ele comunica. O produto final ou o resultado estético fica em segundo plano. Essa técnica pode ser usada de acordo com a abertura do paciente e preferência. Pode ser aplicada em todas as sessões ou em sessões específicas.

  • Exposição: a exposição é uma técnica que envolve a exposição gradual da pessoa a um estímulo temido ou evitado. É uma técnica cognitivo comportamental que tem o objetivo de reduzir a ansiedade relacionada a algum estímulo aversivo,

  • Reestruturação cognitiva: a reestruturação cognitiva é uma técnica que envolve a transformação e ressignificação de pensamentos disfuncionais. Essa técnica contribui para ampliar o repertório mental, emocional e comportamental do paciente, e também trabalha a flexibilidade cognitiva.

  • Planos de enfrentamento: as habilidades de enfrentamento são técnicas que ajudam as pessoas a lidarem com estressores e emoções negativas. Os planos de enfrentamento geralmente são estruturados para cada situação específica.

  • Além dessas técnicas existem inúmeras outras que podem ser aplicadas pelo profissional, conforme a  necessidade de cada paciente, e. a pertinência da aplicação.

Para viver a experiência da Terapia Cognitivo Comportamental, e ter a oportunidade de aprender estratégias para transformar a sua vida, agende uma sessão.

bottom of page